quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Quarentetantosanos

Ele sentou.
          Passou a tomar nota das coisas.

          “Uns com tanto e outros com ... ”.

          Ele – Como é mesmo?

          Falava baixo, sozinho.

          Ele – Não, não. Nada disso. É ....

          “A linha 4 - Amarela do metrô agradece a preferência. ”.

          Anunciaram no alto-falante.

          Ele levantou.

          EleEin? Como é? Nada de preferência. Foram dois ônibus para chegar no ponto de partida da primeira estação da linha ....

          Ele – Era só uma ou duas. Aí, agora, sei lá.

          Sem querer ele esbarra em um rapaz. O rapaz é jovem, está bem vestido, caminha sentido a linha 3 – Verde. 

          Ele – Desculpa.
          O rapaz – Não foi nada.
          Ele – É que eu estava aqui e ... você ouviu?
          Ele – Por favor, me dá uma informação? Teve uma manhã, eu estava em casa, ainda deitado, pensando atividades para o dia como alimentar galinhas, pegar ovos, regar plantas, mas ....
          Ele – E isso seria, imagina, só depois de passar um café gostoso, assar um pão no forno. Falaram comigo.

          “Levanta, vai trabalhar. ”.

          Ele – Tem tanto tempo que visto este terno. Onde fica o Centro?
          O rapaz – O senhor tem que fazer baldeação.
          Ele – Baldeação.
         
          Tomou nota.

          Ele – E ... que linha que é isso?
          O rapaz – Em que lugar do Centro o senhor vai?
          Ele – Eu ... eu não sei.
          Ele – Ei, eu morava sozinho!
          O rapaz – Como é?
          Ele – Falaram comigo, mas ... eu morava sozinho.

          Ele refletiu.  

          O rapaz – Oxe!

          O rapaz continuou em direção a linha 3.
         
          O rapaz – Só pode ser doido.

          Falando sozinho.